function reEnable(){ return true //if IE4+ document.onselectstart=new Function ("return false") //if NS6 if (window.sidebar){ document.onmousedown=disableselect document.onclick=reEnable JS Felgueiras JS Felgueiras

Image hosting by Photobucket

uma JS mais perto de ti

Este Blog pretende apenas ser um debate de ideias entre jovens, militantes ou simpatizantes da JS. Com este blog queremos, também, estar mais perto dos nossos jovens e dar-lhes a conhecer as nossas actividades e quem somos.

Tu podes mudar Felgueiras. O futuro somos nós! Juventude Socialista

Juventude Socialista Felgueiras

sábado, fevereiro 18, 2006

Em 1979






Já em 1979 verificava-se uma luta por parte da Juventude Socialista em prol de respostas a problemáticas levantadas pela sociedade, uma das quais, o aborto.

" O problema do aborto foi recentemente debatido na Faculdade de Letras, num colóquio organizado pela Juventude Socialista. Participaram a deputada Teresa Ambrósio, a psicanalista Maria Belo, o teólogo Luís França e a jornalista Maria Antónia Palla.
O colóquio tomou como ponto de partida o processo movido a esta jornalista.
Mari Belo analisou a relação existente entre o aborto e o papel da mulher na sociedade Portuguesa, afirmando que “ O que está em causa é a mulher ser sujeito da sua sexualidade e não apenas objecto consentido pela moral de certos grupos”.
Teresa Ambrósio considerou que o julgamento de Maria Antónia Palla, que presentemente decorre, “ é ridículo e traduz a crise grave que atravessa o nosso País: as mudanças de ordem política não foram acompanhadas de alterações culturais que permitissem a discussão não só do aborto como de muitos outros problemas ligados à libertação da mulher”.
Teresa Ambrósio defendeu que a resolução do problema do aborto terá de ser incluída num processo de educação.
O teólogo Luís França expôs a posição da Igreja Católica relativamente ao aborto, referindo que esta o tem condenado e está condenando. Considerada no direito canónico, passou como crime para o direito penal em muitos Países.
Porém, poderá admitir-se que para os Teólogos “ nem todo o aborto é crime “.
Luís França referiu a posição do Papa João XXIII segundo a qual a paternidade deve ser livre e consentida. “ Isto leva-nos – disse – a colocar a fecundação que resulta de um acto de violência “.
Maria Antónia Palla historiou a sua intervenção ao longo do programa da RTP “ nome de mulher “ que incluiu o filme “ Aborto não é crime “.
Antónia Palla referiu especialmente o papel da informação no debate que “ urge levantar “ em torno de “ um problema social tão grave “, problema que uma médica presente, Ana Brás Maria, considerou poder definir-se como “ angustiante “.
Seguiu-se um debate em que foram postas em evidência “ a necessidade “ da revisão da actual legislação, sobre o aborto e “ o empenho “ que “ os grupos mais reaccionários têm em evitar a todo o custo “ esse debate."

Debate sobre o aborto ( 7 de Junho de 1979 )

Transcrito do livro “ Juventude Socialista – 30 anos de Estórias de Portugal e do Mundo
Edição : Juventude Socialista 2004

2 Comments:

  • At 7:18 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Pois é, Falam, falam [á quase 30 anos] mas não resolvem nada!
    Já se esqueceram que o PS teve a despenalização do Aborto aprovada na Assembleia da República e por pura e cobarde estratégia política resolveu submeter o assunto (qual pilatos) a um referendo?
    É preciso e ir falando no assunto para que nada se resolva...

     
  • At 7:20 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Pois é, Falam, falam [há quase 30 anos] mas não resolvem nada!
    Já se esqueceram que o PS teve a despenalização do Aborto aprovada na Assembleia da República e por pura e cobarde estratégia política resolveu submeter o assunto (qual pilatos) a um referendo?
    É preciso e ir falando no assunto para que nada se resolva...

     

Enviar um comentário

<< Home