function reEnable(){ return true //if IE4+ document.onselectstart=new Function ("return false") //if NS6 if (window.sidebar){ document.onmousedown=disableselect document.onclick=reEnable JS Felgueiras JS Felgueiras

Image hosting by Photobucket

uma JS mais perto de ti

Este Blog pretende apenas ser um debate de ideias entre jovens, militantes ou simpatizantes da JS. Com este blog queremos, também, estar mais perto dos nossos jovens e dar-lhes a conhecer as nossas actividades e quem somos.

Tu podes mudar Felgueiras. O futuro somos nós! Juventude Socialista

Juventude Socialista Felgueiras

quarta-feira, agosto 31, 2005

Felgueiras com qualidade de vida

Image Hosted by UploadEngine.com
Estes foram alguns dos projectos que a JS Felgueiras apresentou ao candidato José Campos no decorrer do mês de Maio. Não chegámos a receber uma opinião acerca deles por parte do candidato nem o candidato reuniu com a JS para debater estes e outros projectos.
Ficámos de entregar o documento final no mês de Agosto. Não o faremos devido à posição tomada pelo PS/JS no passado dia 08 do corrente mês.
Parque da Cidade
Um parque com uma zona verde, com campo de jogos, rampas para skates e patins, um circuito de manutenção, circuitos pedestres, circuitos de bicicletas e um parque infantil, tudo isto aberto à população em geral e gratuito.
Uma ideia seria ligar a pista de ciclo turismo de Felgueiras à de Fafe
Um parque há muito ambicionado, não só pelos jovens, mas por todos os Felgueirenses. Um parque que servirá, também, para promover o desporto, as actividades ao ar livre. Uma obra deste tipo além de cativar e manter os jovens em Felgueiras é uma promoção à saúde e bem estar das pessoas.

Pavilhão Multiusos
Um local onde se poderão realizar os mais variados espectáculos, desde os concertos, congressos, etc. Mas onde teremos de incluir mais algumas coisas marcarmos a diferença e pensarmos mais longe que os outros. Porque não incluir uma sala de cinema ou mesmo uma pista de bowling?
Com este multiusos pretende-se divulgar a Cidade de Felgueiras através da organização de variados espectáculos, incentivando os jovens de Felgueiras a não se deslocarem para fora para terem acesso a este tipo de actividades. Acreditámos, principalmente agora, com as auto estradas a chegar a Felgueiras, que um pavilhão deste género poderá ser um dos grandes impulsionadores do nosso Concelho.

Poli desportivos sintéticos ao ar livre
Já existem alguns campos sintéticos no nosso Concelho.
Aproveitar os que há mas mantê-los abertos para que dessa forma possam ser usados pela população a qualquer hora e sem marcação prévia.
Alteração das taxas das piscinas
- Baixar as taxas para a população em geral e dar-lhes mais condições.

Reactivar o Associativismo Juvenil através da Criação de um novo posto que servirá para:
- Promover o desenvolvimento associativo;
- Divulgar e valorizar as actividades desenvolvidas pelas associações juvenis;
- Incentivo ao planeamento de candidaturas a programas e projectos;
- Ajudar as associações a rentabilizarem os seus recursos e a fazerem intercâmbio dos mesmos com outras associações.
- Promoção da Cidadania e dos valores culturais e sociais


Casa da Juventude

- Dirigido pelo C.M.J
- Apoio à criação e manutenção de associações através do posto referido anteriormente
- Espaço Internet na Casa da Juventude
- Criações de espaços para as associações se reunirem e organizarem algumas das suas actividades na Casa da Juventude
- Criação de uma Galeria, espaço que serviria para a exposição e divulgação dos Felgueirenses e organização de exposições a nível nacional de forma a promover a cultura em Felgueiras
- Criação de uma sala de música
- Apoiar todas as actividades realizadas dentro e fora da Casa da Juventude
- Criação de um grupo de apoio e informação aos jovens em matérias como: Educação Sexual, DST, Drogas, etc
A Casa da Juventude é uma das mais antigas reivindicações da JS, é um projecto que irá impulsionar muito o associativismo, ao incentivar-mos o associativismo estamos a contribuir para o bem estar e para uma boa formação, ética, moral e de solidariedade da nossa juventude.
Muito mais se poderá fazer e organizar com a Casa da Juventude a funcionar, tem de ser um espaço que esteja aberto à população e para a população.

Organização de um encontro de jovens anual com actividades aproveitando o Parque de Campismo

Cultura

- Restaurar o Teatro Fonseca Moreira;
- Continuar a promover os encontros de teatro e o Teatro Amador de Felgueiras mas criar um verdadeiro cartaz cultural com pelo menos um espectáculo por semana.
- Promover a Casa do Assento

Colónias de férias para crianças carenciadas

Ainda existem muitas crianças no nosso Concelho sem condições para passar umas mini férias, crianças que não conhecem o mar ou outras Terras, temos de lhes dar uma oportunidade e criar condições e projectos para que lhes possamos oferecer alguma alegria.

Promoção de pequenos estágios para jovens

Pequenos estágios em empresas municipais e privadas do nosso Concelho. Pretende-se com esta iniciativa incentivar os jovens a estudarem para conseguirem um emprego melhor, mostrar-lhes os benefícios de concluir os estudos, ocupar o tempo livre deles durante as férias e ajudá-los a escolher uma área de formação na via ensino.

Licenciado? Desempregado? Adere ao voluntariado

Com esta iniciativa pretende-se oferecer aos jovens licenciados, que não tenham emprego, um serviço de voluntariado. Este voluntariado, além de contar para o curriculum, seria uma forma de a pessoa ganhar experiência na área em que se licenciou. Poderia ser efectuado nas mais diversas áreas.

Biblioteca 7 X 7

Defendemos que a biblioteca municipal deveria estar aberta 7 dias por semana. Por vezes, há jovens, que precisam do fim de semana completo para terminarem trabalhos, para conseguirem uma melhor nota, ou simplesmente para fazer uma simples leitura. Poderão não ser muitos “ hoje “, mas serão muitos mais “amanhã “. É preciso enraizar cada vez mais a cultura e o gosto pelo estudo na nossa sociedade.

Freguesias

A JS anda a percorrer as Freguesias do Concelho de modo a termos uma realidade bastante aproximada das carências dos nossos jovens nas suas respectivas Freguesias.
Após a conclusão deste projecto apresentaremos um relatório final ao PS dando conta das preocupações que nos foram transmitidas pelos jovens.