function reEnable(){ return true //if IE4+ document.onselectstart=new Function ("return false") //if NS6 if (window.sidebar){ document.onmousedown=disableselect document.onclick=reEnable JS Felgueiras JS Felgueiras

Image hosting by Photobucket

uma JS mais perto de ti

Este Blog pretende apenas ser um debate de ideias entre jovens, militantes ou simpatizantes da JS. Com este blog queremos, também, estar mais perto dos nossos jovens e dar-lhes a conhecer as nossas actividades e quem somos.

Tu podes mudar Felgueiras. O futuro somos nós! Juventude Socialista

Juventude Socialista Felgueiras

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Tu podes mudar Felgueiras.
Dá força à tua voz.
Junta-te a nós

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

uma JS sempre ao teu lado

É bom ver que há debate neste blog, que há quem concorde e quem discorde. Fico contente por isso. Quer eu concorde ou não com algumas das ideias ou críticas que vêm da parte dos Jovens do Bloco de Esquerda, tenho de louvar um aspecto; eles dão a cara ao contrário de alguns anónimos que por aqui andam.

Sempre fui e sempre serei apologista das juventude partidárias, contudo sei que para elas funcionarem têm que ser a voz crítica do partido e da sociedade, não se podem calar nem subjugar ao partido que representam, têm que ter a sua própria voz, as suas próprias ideias, o seu próprio destino. É isto que a JS faz, é isto que a JS Felgueiras fez e fará no futuro.

Muita coisa mudou nesta JS Felgueiras. Tornou-se mais activa e participativa, tornou-se o alvo de criticas de alguns que não conseguem fazer melhor e por isso só criticam, é criticada, ou melhor, rebatida, por outros que não pensam exactamente como nós mas dão a cara e tentam fundamentar as suas divergências, isso é de louvar, vivemos num País democrático. Esta JS tornou-se numa crítica ao seu próprio partido sempre que o achamos necessário, defendemos as nossas ideias sem pedir “autorização” ao partido. Esta JS teve a coragem de não apoiar o candidato do seu próprio partido, e fizemo-lo em nome dos Felgueirenses e da igualdade de direitos, da liberdade de expressão e pelo futuro dos nossos jovens.

Ao contrário do que os eternos anónimos tentam dizer, a JS Felgueiras tomou posições e deu opiniões em diversas áreas que afectam o futuro de todos nós. Áreas que vão desde o aborto, ás doenças sexualmente transmissíveis, aspectos e medidas tomadas pela comunidade Europeia, que a todos nós dizem respeito, a guerras injustificadamente começadas e apoiadas por alguns dos nossos políticos, ás questões de âmbito local, apoiando e criticando algumas das medidas tomadas e dando a nossa humilde opinião para ajudar a tornar Felgueiras melhor. A JS ouviu, ouve e continuará a ouvir as reivindicações dos jovens e a tentar ajudá-los em tudo que estiver ao nosso alcance.

Esta é uma JS diferente, que incomoda muita gente mas que luta pelo futuro dos jovens e de Felgueiras. Continuaremos assim, a lutar pelos jovens. Sem medo de represálias, de anónimos ou do próprio partido.

sábado, fevereiro 18, 2006

Em 1979






Já em 1979 verificava-se uma luta por parte da Juventude Socialista em prol de respostas a problemáticas levantadas pela sociedade, uma das quais, o aborto.

" O problema do aborto foi recentemente debatido na Faculdade de Letras, num colóquio organizado pela Juventude Socialista. Participaram a deputada Teresa Ambrósio, a psicanalista Maria Belo, o teólogo Luís França e a jornalista Maria Antónia Palla.
O colóquio tomou como ponto de partida o processo movido a esta jornalista.
Mari Belo analisou a relação existente entre o aborto e o papel da mulher na sociedade Portuguesa, afirmando que “ O que está em causa é a mulher ser sujeito da sua sexualidade e não apenas objecto consentido pela moral de certos grupos”.
Teresa Ambrósio considerou que o julgamento de Maria Antónia Palla, que presentemente decorre, “ é ridículo e traduz a crise grave que atravessa o nosso País: as mudanças de ordem política não foram acompanhadas de alterações culturais que permitissem a discussão não só do aborto como de muitos outros problemas ligados à libertação da mulher”.
Teresa Ambrósio defendeu que a resolução do problema do aborto terá de ser incluída num processo de educação.
O teólogo Luís França expôs a posição da Igreja Católica relativamente ao aborto, referindo que esta o tem condenado e está condenando. Considerada no direito canónico, passou como crime para o direito penal em muitos Países.
Porém, poderá admitir-se que para os Teólogos “ nem todo o aborto é crime “.
Luís França referiu a posição do Papa João XXIII segundo a qual a paternidade deve ser livre e consentida. “ Isto leva-nos – disse – a colocar a fecundação que resulta de um acto de violência “.
Maria Antónia Palla historiou a sua intervenção ao longo do programa da RTP “ nome de mulher “ que incluiu o filme “ Aborto não é crime “.
Antónia Palla referiu especialmente o papel da informação no debate que “ urge levantar “ em torno de “ um problema social tão grave “, problema que uma médica presente, Ana Brás Maria, considerou poder definir-se como “ angustiante “.
Seguiu-se um debate em que foram postas em evidência “ a necessidade “ da revisão da actual legislação, sobre o aborto e “ o empenho “ que “ os grupos mais reaccionários têm em evitar a todo o custo “ esse debate."

Debate sobre o aborto ( 7 de Junho de 1979 )

Transcrito do livro “ Juventude Socialista – 30 anos de Estórias de Portugal e do Mundo
Edição : Juventude Socialista 2004

Secretariado da JS Felgueiras

Image hosting by Photobucket
O secretariado da JS reúne na próxima terça feira, dia 21, pelas 21:30, na sede do Partido Socialista. Convidam-se todos os militantes da JS que queiram participar na reunião.

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

JS avança com casamento entre homossexuais

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Comunicado da JS Felgueiras

O secretariado da JS Felgueiras aprovou ontem, por unanimidade, o seguinte comunicado:


1.º A JS Felgueiras até ao momento não deu o apoio a nenhum possível candidato ás eleições do PS Felgueiras.

2.º A JS Felgueiras está disposta a dialogar com todos os possíveis candidatos que estejam interessados em reunir connosco.

3.º Só após esse diálogo é que tomaremos uma posição que poderá passar por uma das 3 seguintes opções;
A) Apoiar uma das listas concorrentes
B) Não apoiar nenhuma lista.
C) Elaborar uma lista concorrente ao PS Felgueiras.

4.º Todos aqueles que queiram dialogar connosco deverão contactar o nosso líder, Filipe Carvalho.

5.º Em nome do empenho e dedicação pelo nosso Concelho e em nome da união que sempre caracterizou este secretariado, tomaremos as decisões em conjunto e nunca isoladamente.

O Secretariado da JS Felgueiras, 13 de Fevereiro de 2006.

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Eleições concelhias para o PS

As eleições concelhias para o PS terão de ser realizadas entre os dias 17 e 31 de Março do corrente ano.

Já fui abordado por alguns potenciais candidatos, a todos disse o mesmo. A JS Felgueiras está disposta a ouvir todos os candidatos, a analisar as propostas de cada um e, só depois, tomará uma posição. Essa posição poderá passar por apoiar uma das listas concorrentes ( caso haja mais que uma ), por não apoiar ninguém caso não nos identifiquemos com nenhuma moção concorrente ou mesmo pela criação de uma lista, por parte da JS, concorrente à liderança do PS Felgueiras.

Orgulho-me de ter um secretariado unido e empenhado em ajudar a criar um futuro melhor para o nosso Concelho. Tal como no passado, todas as decisões que forem tomadas terão de ser primeiro avaliadas, discutidas e aprovadas no meu secretariado.
Tal como já disse, somos unidos. Já o provámos no passado e sei que ninguém conseguirá beliscar esta união e amizade que tem sido o suporte do trabalho realizado até aqui.

Até hoje não demos o nosso apoio a ninguém que nos contactou, nem o daremos até termos dialogado com todos aqueles que queiram falar e discutir o futuro do PS Felgueiras connosco.

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Secretariado da JS Felgueiras

Image hosting by Photobucket
O secretariado da JS reúne na próxima segunda feira, dia 13, pelas 21:30, na sede do Partido Socialista. Convidam-se todos os militantes da JS que queiram participar na reunião.

terça-feira, fevereiro 07, 2006

JS Felgueiras de luto

Image hosting by Photobucket
Faleceu hoje o pai da Zélia Abreu, militante da JS e membro do secretariado da JS Felgueiras.
A toda a família, e a tia querida amiga, as nossas mais sinceras condolências.
Sabes que podes sempre contar e partilhar a tua dor connosco.

Concordas com a regularização da prostituição?

Este foi o resultado do inquérito aqui lançado:

Responderam

Sim - 71 %
Não - 17 %
Depende - 6 %
Não tenho opinião formada - 6 %

domingo, fevereiro 05, 2006

JS avança com casamento entre homossexuais

Image hosting by Photobucket

A Juventude Socialista entende que a actual legislação, respeitante ao casamento, é claramente violadora dos direitos, liberdades e garantias consagrados na Constituição da República Portuguesa, uma vez que não permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo.


A Juventude Socialista entende, ainda, que a discriminação na sociedade portuguesa quanto aos homossexuais é totalmente inaceitável, e encontra-se, pois, profundamente empenhada em aprovar medidas legislativas que combatam a discriminação nesta matéria.

A JS está, como sempre esteve, ao lado da luta pelos direitos de todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual e contra todo o tipo de discriminação e desrespeito pela diferença.