function reEnable(){ return true //if IE4+ document.onselectstart=new Function ("return false") //if NS6 if (window.sidebar){ document.onmousedown=disableselect document.onclick=reEnable JS Felgueiras JS Felgueiras

Image hosting by Photobucket

uma JS mais perto de ti

Este Blog pretende apenas ser um debate de ideias entre jovens, militantes ou simpatizantes da JS. Com este blog queremos, também, estar mais perto dos nossos jovens e dar-lhes a conhecer as nossas actividades e quem somos.

Tu podes mudar Felgueiras. O futuro somos nós! Juventude Socialista

Juventude Socialista Felgueiras

quarta-feira, agosto 31, 2005

Felgueiras com qualidade de vida

Image Hosted by UploadEngine.com
Estes foram alguns dos projectos que a JS Felgueiras apresentou ao candidato José Campos no decorrer do mês de Maio. Não chegámos a receber uma opinião acerca deles por parte do candidato nem o candidato reuniu com a JS para debater estes e outros projectos.
Ficámos de entregar o documento final no mês de Agosto. Não o faremos devido à posição tomada pelo PS/JS no passado dia 08 do corrente mês.
Parque da Cidade
Um parque com uma zona verde, com campo de jogos, rampas para skates e patins, um circuito de manutenção, circuitos pedestres, circuitos de bicicletas e um parque infantil, tudo isto aberto à população em geral e gratuito.
Uma ideia seria ligar a pista de ciclo turismo de Felgueiras à de Fafe
Um parque há muito ambicionado, não só pelos jovens, mas por todos os Felgueirenses. Um parque que servirá, também, para promover o desporto, as actividades ao ar livre. Uma obra deste tipo além de cativar e manter os jovens em Felgueiras é uma promoção à saúde e bem estar das pessoas.

Pavilhão Multiusos
Um local onde se poderão realizar os mais variados espectáculos, desde os concertos, congressos, etc. Mas onde teremos de incluir mais algumas coisas marcarmos a diferença e pensarmos mais longe que os outros. Porque não incluir uma sala de cinema ou mesmo uma pista de bowling?
Com este multiusos pretende-se divulgar a Cidade de Felgueiras através da organização de variados espectáculos, incentivando os jovens de Felgueiras a não se deslocarem para fora para terem acesso a este tipo de actividades. Acreditámos, principalmente agora, com as auto estradas a chegar a Felgueiras, que um pavilhão deste género poderá ser um dos grandes impulsionadores do nosso Concelho.

Poli desportivos sintéticos ao ar livre
Já existem alguns campos sintéticos no nosso Concelho.
Aproveitar os que há mas mantê-los abertos para que dessa forma possam ser usados pela população a qualquer hora e sem marcação prévia.
Alteração das taxas das piscinas
- Baixar as taxas para a população em geral e dar-lhes mais condições.

Reactivar o Associativismo Juvenil através da Criação de um novo posto que servirá para:
- Promover o desenvolvimento associativo;
- Divulgar e valorizar as actividades desenvolvidas pelas associações juvenis;
- Incentivo ao planeamento de candidaturas a programas e projectos;
- Ajudar as associações a rentabilizarem os seus recursos e a fazerem intercâmbio dos mesmos com outras associações.
- Promoção da Cidadania e dos valores culturais e sociais


Casa da Juventude

- Dirigido pelo C.M.J
- Apoio à criação e manutenção de associações através do posto referido anteriormente
- Espaço Internet na Casa da Juventude
- Criações de espaços para as associações se reunirem e organizarem algumas das suas actividades na Casa da Juventude
- Criação de uma Galeria, espaço que serviria para a exposição e divulgação dos Felgueirenses e organização de exposições a nível nacional de forma a promover a cultura em Felgueiras
- Criação de uma sala de música
- Apoiar todas as actividades realizadas dentro e fora da Casa da Juventude
- Criação de um grupo de apoio e informação aos jovens em matérias como: Educação Sexual, DST, Drogas, etc
A Casa da Juventude é uma das mais antigas reivindicações da JS, é um projecto que irá impulsionar muito o associativismo, ao incentivar-mos o associativismo estamos a contribuir para o bem estar e para uma boa formação, ética, moral e de solidariedade da nossa juventude.
Muito mais se poderá fazer e organizar com a Casa da Juventude a funcionar, tem de ser um espaço que esteja aberto à população e para a população.

Organização de um encontro de jovens anual com actividades aproveitando o Parque de Campismo

Cultura

- Restaurar o Teatro Fonseca Moreira;
- Continuar a promover os encontros de teatro e o Teatro Amador de Felgueiras mas criar um verdadeiro cartaz cultural com pelo menos um espectáculo por semana.
- Promover a Casa do Assento

Colónias de férias para crianças carenciadas

Ainda existem muitas crianças no nosso Concelho sem condições para passar umas mini férias, crianças que não conhecem o mar ou outras Terras, temos de lhes dar uma oportunidade e criar condições e projectos para que lhes possamos oferecer alguma alegria.

Promoção de pequenos estágios para jovens

Pequenos estágios em empresas municipais e privadas do nosso Concelho. Pretende-se com esta iniciativa incentivar os jovens a estudarem para conseguirem um emprego melhor, mostrar-lhes os benefícios de concluir os estudos, ocupar o tempo livre deles durante as férias e ajudá-los a escolher uma área de formação na via ensino.

Licenciado? Desempregado? Adere ao voluntariado

Com esta iniciativa pretende-se oferecer aos jovens licenciados, que não tenham emprego, um serviço de voluntariado. Este voluntariado, além de contar para o curriculum, seria uma forma de a pessoa ganhar experiência na área em que se licenciou. Poderia ser efectuado nas mais diversas áreas.

Biblioteca 7 X 7

Defendemos que a biblioteca municipal deveria estar aberta 7 dias por semana. Por vezes, há jovens, que precisam do fim de semana completo para terminarem trabalhos, para conseguirem uma melhor nota, ou simplesmente para fazer uma simples leitura. Poderão não ser muitos “ hoje “, mas serão muitos mais “amanhã “. É preciso enraizar cada vez mais a cultura e o gosto pelo estudo na nossa sociedade.

Freguesias

A JS anda a percorrer as Freguesias do Concelho de modo a termos uma realidade bastante aproximada das carências dos nossos jovens nas suas respectivas Freguesias.
Após a conclusão deste projecto apresentaremos um relatório final ao PS dando conta das preocupações que nos foram transmitidas pelos jovens.

Pensamento

É pior cometer uma injustiça do que sofrê-la, porque quem a comete transforma-se num injusto e quem a sofre não.

Sócrates

terça-feira, agosto 30, 2005

Inscrição On - Line

Image Hosted by UploadEngine.com Agora já podes realizar a inscrição na JS On - Line.
O militante pode realizar a inserção dos seus dados na Web-page JS. Após este acto deve imprimir a o documento disponibilizado pela web-page neste processo e faze-lo chegar com a fotocópia do BI a Sede Nacional.
Para te inscreveres On Line acede a:
Podes sempre fazer a tua inscrição junto de um dos membros da JS ou na nossa sede.

domingo, agosto 28, 2005

Mário Soares apresenta Candidatura à Presidência da República


Na próxima quarta-feira, dia 31 de Agosto, pelas 18h, no Hotel Altis em Lisboa, Mário Soares vai apresentar publicamente a sua Candidatura à Presidência da República. O Secretariado Nacional da JS exorta todos os militantes da JS a estarem presentes de forma a manifestar inequivocamente o apoio dos jovens a esta candidatura. Este é mais um desafio a que a JS tem o orgulho de associar.

quarta-feira, agosto 24, 2005

PS Felgueiras emite comunicado

Os órgãos concelhios do Partido Socialista de Felgueiras, órgãos estatutariamente competentes para tratar de todas as questões relacionadas com as eleições autárquicas e respectivas listas e candidatos, impugnou no pretérito dia 19 de Agosto de 2005 a regularidade do processo relativamente às listas apresentadas pela candidatura do Prof. José Campos e Dr. Marques da Silva, respectivamente, à Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Felgueiras.

Fê-lo na qualidade e em representação do Partido Socialista a nível local, ao abrigo do consignado nos estatutos deste Partido e de acordo com o previsto na Lei Orgânica que regula a eleição dos órgãos autárquicas e com o intuito de ser reposta a regularidade e legalidade do processo eleitoral das referidas candidaturas.

Sobre tal impugnação recaiu decisão judicial que, abstendo-se de tratar a questão de fundo da impugnação, mormente a matéria alegada quanto às irregularidades verificadas, considerou os órgãos concelhios como partes ilegítimas para deduzirem a aludida impugnação, facto que foi publicitado, ainda que com algumas imprecisões, motivo pelo qual se decidiu pelo presente comunicado.

Considerando que assiste razão aos órgãos concelhios na sua pretensão de ver reposta a legalidade do processo eleitoral, e considerando que são estes os órgãos estatutariamente competentes para representar o Partido Socialista a nível local, donde decorre, no nosso modesto entendimento, a legitimidade processual para em nome deste partido, como entidade proponente, deduzir impugnação ou reclamação, é pretensão desta estrutura apresentar reclamação à decisão relativa à apresentação das referidas candidaturas, bem assim fazer uso de todos os mecanismos legais ao dispor, por forma a ser obtida a almejada legalidade processual.



Estranha-se, no entanto, a posição assumida e tornada pública pelo Dr. Francisco Assis relativa ao processo autárquico de Felgueiras, já que este havia declarado publicamente que o mesmo teria sido avocado pela Comissão Permanente do Partido Socialista, pelo que, a ser verdade a referida avocação, que não é, seria este o único órgão competente para se pronunciar publicamente acerca desta matéria.
Continuamos a estranhar a posição do Dr. Francisco Assis em relação ao processo eleitoral de Felgueiras, uma vez que vem acumulando sucessivos dislates, demonstrando total e absoluto desconhecimento dos Estatutos Partidários, que em nada dignificam ou honram a pessoa do presidente da Federação Distrital do Porto e são de grande desgaste para a família socialista de Felgueiras.

Por tal e por todo o histórico deste relacionamento, lançaríamos, hoje e aqui, publicamente um repto ao Dr. Francisco Assis:

- Diga publicamente que interesses o movem para continuar a defender uma situação que para além de enfermar de legalidade é insustentável em termos políticos e partidários.
- Mais que diga quem o aconselha ou é seu interlocutor privilegiado sobre o processo de Felgueiras, já que é vox populi que será um dos principais arguidos do processo saco azul, assim como no processo Futebol Clube de Felgueiras.

Deixamos, no entanto, com bom senso e tranquilidade, que os valores do partido socialista nos ajudem a remeter um recado ao Presidente da Federação Distrital do Porto: Deixe V/ EXA quem tem competência estatutária para resolver esta matéria, já que a si não lhe reconhecemos, nem lhe assiste, tal competência, ou sequer aptidão para gerir processos de conflito no interior do Partido Socialista.



Pelo Secretariado do Partido Socialista

O Presidente da Comissão Politica


Pelo Secretariado do Partido Socialista

O Presidente da Juventude Socialista

segunda-feira, agosto 15, 2005

Pensamento

Espera do teu filho o mesmo que fizeste a teu pai.

Tales de Mileto

Image Hosted by UploadEngine.com

sexta-feira, agosto 12, 2005

A JS Felgueiras decidiu, por unanimidade, apoiar a tomada de posição que o Partido Socialista de Felgueiras tomou no passado dia 08 do corrente mês, bem como o comunicado lido pelo Presidente do PS – Inácio Lemos.




COMUNICADO



O Partido Socialista e a Comissão Política do PS/Felgueiras agradecem desde já a todos os órgãos da comunicação social por se dignarem estar presentes, saudando em extensão todos os companheiros e restante população de Felgueiras.

Ex.mos Senhores:

Após semanas de aturada análise e reflexão, o Presidente da Comissão Política do PS/Felgueiras decidiu dar provimento às solicitações duma maioria de elementos desta Comissão Política, assim como de diversas e proeminentes figuras ligadas ao Partido Socialista e outras representativas da sociedade civil, de forma a um cabal esclarecimento acerca do que se consideram disfunções e anormalidades graves no processo autárquico patrocinado pelo nosso partido.
Para um perfeito entendimento, passaremos a citar, cronologicamente, as etapas mais significativas deste processo e respectiva candidatura.

1.Em Janeiro de 2005, o líder distrital Francisco Assis reuniu com diversas personalidades deste concelho, oriundas da família socialista, sendo sua intenção primária a busca e indicação de perfis para putativos candidatos que permitissem a vitória eleitoral, não descurando uma dignificação do processo e respectiva credibilização dos candidatos, tendo em conta a necessidade de renovação e, ao mesmo tempo, a restituição da nobreza ao exercício de cargos políticos e públicos, tendo sido elencados diversos nomes passíveis de enquadramento no perfil desejado.

2.Durante o mês de Fevereiro é publicada uma sondagem que indica José Campos como o candidato preferencial para liderar a lista do PS ao Executivo Municipal.

3. A 17 de Março é formalizado o convite a José Campos através da figura do Presidente da Federação do PS/Porto acompanhado pelo Presidente da Concelhia e seu Secretário-Coordenador.

4. A 8 de Abril a Comissão Política do PS/Felgueiras decidiu, por unanimidade, patrocinar a candidatura do independente José Campos.

5. Embora com reserva de alguns membros da Comissão Política, a verdade é que nunca o PS/Felgueiras impôs qualquer condição ou parâmetro de actuação ao doravante candidato.

6. José Campos estava ciente que qualquer candidatura assente no patrocínio do Partido Socialista teria que, organicamente, ter como base os valores, princípios e ideais por nós defendidos, acrescendo a responsabilidade de representar uma força partidária com trabalho feito neste concelho, com vitórias eleitorais desde o 25 de Abril e consequente património, cujo significado político é representado pela base social que o PS/Felgueiras tanto se orgulha em manter.

7. Era sabido, à partida, que a gestão política dum candidato sem origem na família socialista poderia trazer algumas dificuldades, alguma incomodidade, alguns problemas de comunicação ou de entendimento. No entanto, aguardava-se com expectativa que o candidato ultrapassasse estas dificuldades através duma transparente e contínua relação com a Comissão Política que, para tal, sempre se disponibilizou.
José Campos veio a denotar, no entanto, deste o início deste processo, uma vontade contrária ao interesse da decisão colectiva e democrática, preferindo centralizar em si todo o poder decisório e ostracizando desde o início toda e qualquer opinião vinculada pelos membros da Comissão Política, cedo se percebendo que o candidato não estaria interessado em discutir quer projectos quer a base programática da sua candidatura com os dirigentes do PS.

8. A sua conduta, enquanto líder do processo, levou a que se criasse uma barreira entre a direcção de campanha, o PS e o próprio candidato, ficando José Campos entregue a uma redoma onde o PS e praticamente todos os seus colaboradores não tinham acesso.

9. Este comportamento desviante levou a que o Secretário-Coordenador Augusto Faria se demitisse em clara incompatibilização com o candidato e, por reacção, com o próprio PS.

10. Incapaz de conter os estragos, manteve o seu posicionamento, chamando coerência ao que nós chamamos comportamento desrespeitoso, já que pôs em causa todas as normas, regras e valores da instituição PS. Acresce que a forma pouco ética com que vem lidando com alguns colaboradores mais próximos tivessem levado à renúncia do seu braço direito e director de campanha.

11. Estas razões, acrescidas de uma péssima gestão da feitura das listas para o Executivo e para a Assembleia, levaram diversas figuras de prestígio ligadas ao PS a declinar convites para diversos cargos, em clara rotura com a forma e também com o conteúdo do projecto corporizado pelo candidato José Campos.

12. Consubstanciando a intrincada relação entre o candidato e o partido que o promove, constatamos que a esta candidatura falta linha de rumo, estratégia, projecto ou programa válido e substantivo. Sem uma visão global dos problemas e carências existentes no concelho, não existindo capacidade de diagnóstico, esta candidatura nunca terá capacidade de soluções.

13. Face ao exposto somos a concluir que o candidato em que o PS depositou total confiança e liberdade de escolha, veio a revelar-se completamente adverso às linhas de valor corporizadas pelo Partido Socialista, mostrando uma total afronta na forma pouco democrática como se relaciona com o partido que o patrocina. Sem sentido disciplinador do dever, desbaratou em pouco tempo todo o capital de confiança em si depositado.
Ao PS e seus eleitos, exige-se um dever de serviço, sempre no mais estrito respeito pela orientação socialista de cariz social, de rigor, seriedade, competência, tolerância e solidariedade, espinha dorsal que, inevitavelmente, terá de acompanhar todos os nossos candidatos.

CONCLUIMOS:

AO PS /FELGUEIRAS E RESPECTIVA COMISSÃO POLÍTICA NÃO RESTA OUTRA ALTERNATIVA QUE NÃO SEJA A RETIRADA, COM EFEITOS IMEDIATOS, DA CONFIANCA POLÍTICA AO CANDIDATO (JOSÉ CAMPOS), ASSIM COMO VETAR NA TOTALIDADE QUAISQUER QUE SEJAM AS LISTAS QUE ESTA CANDIDATURA VENHA A APRESENTAR, COM EXCEPCÃO DAS DOS CANDIDATOS ÀS ASSEMBLEIAS DE FREGUESIA, JÁ QUE ESTE PROCESSO FOI CONDUZIDO NA ÍNTEGRA PELO PS E A ESCOLHA DOS CANDIDATOS FOI ASSENTE NUMA BASE DE QUALIDADE, COMPETÊNCIA E SERVIÇO PRESTADO DESDE SEMPRE À COMUNIDADE FELGUEIRENSE.
COMISSÃO POLITICA FELGUEIRAS
O PRESIDENTE
Inácio Lemos
JUVENTUDE SOCIALISTA
O PRESIDENTE
Filipe Carvalho