function reEnable(){ return true //if IE4+ document.onselectstart=new Function ("return false") //if NS6 if (window.sidebar){ document.onmousedown=disableselect document.onclick=reEnable JS Felgueiras JS Felgueiras

Image hosting by Photobucket

uma JS mais perto de ti

Este Blog pretende apenas ser um debate de ideias entre jovens, militantes ou simpatizantes da JS. Com este blog queremos, também, estar mais perto dos nossos jovens e dar-lhes a conhecer as nossas actividades e quem somos.

Tu podes mudar Felgueiras. O futuro somos nós! Juventude Socialista

Juventude Socialista Felgueiras

sábado, março 26, 2005

Páscoa Feliz

Image Hosted by Picgoo.com

A JS Felgueiras deseja uma Páscoa Feliz a todos os Felgueirenses

quinta-feira, março 24, 2005

INOV

Foi hoje aprovado, no Conselho de Ministros, um dos objectivos traçados pelo PS durante a campanha eleitoral para as Legislativas 2005, o Inov – Jovens – Programa Jovens Quadros para a Inovação nas PME.
Com este programa o Governo quer fazer a inserção de 100 jovens nas PME, tendo em vista como objectivos o aumento da empregabilidade e do emprego qualificado, aumentar o capital de inovação e a competitividade nas PME.

O programa será composto por 3 modalidades de apoio:
- Apoio à contratação imediata;
- Apoio a estagiários em PME + Incentivos à contratação
- Prioridade no acesso das empresas aderentes a outros incentivos à inovação e integração de quadros qualificados.

Beneficiarão do mesmo os jovens até aos 35 anos, com qualificação superior em gestão, engenharia, ciência, tecnologia e outras áreas criticas à inovação e as empresas envolvidas em processos de inovação e desenvolvimento empresarial que tenham até 250 trabalhadores.
A JS está e estará atenta ás medidas que o Governo tomar, especialmente as que envolvam os jovens.
É com satisfação que vemos realizado mais um dos objectivos do PS durante a campanha eleitoral.
Para mais informações consulta o Portal do Governo

DST

Doenças sexualmente Transmissíveis

Muito se fala da Sida, mas tem caído um pouco em esquecimento alertar os jovens, e não só, sobre a existências de outras doenças sexualmente transmissíveis, não menos importantes do que esta.

O que são?
Doenças Sexualmente Transmissíveis ou DST são doenças que se podem contrair através de relações sexuais (vaginal, anal ou oral) com pessoas contaminadas.
Quais são as complicações:

Quando uma DST não é tratada pode causar uma série de complicações:
· Esterilidade (infertilidade) no homem e na mulher;
· Gravidez ectópica (gravidez nas trompas);
· Maior possibilidade de aparecimento de alguns tipos de cancros no útero, pénis e ânus;
· Nascimento de criança prematura, com lesões orgânicas ou morte fetal.
As doenças venéreas e qualquer outro tipo de doença adquirida pelo contacto sexual são consideradas doenças sexualmente transmissíveis (DST). Este conceito foi ampliado, com a inclusão de alguns problemas de pele e enteropatias, porque se constatou que o contacto sexual tem grande influência na transmissão dessas doenças.

Por algum tempo, as DST deixaram de ser alvo de preocupação, pois, com o surgimento dos antibióticos (principalmente a penicilina) o tratamento da maioria delas ficou bem mais fácil. Porém, nos últimos anos, a incidência dessas doenças voltou a crescer e tornaram-se, novamente, motivo de preocupação. O aparecimento da sida chamou a atenção da sociedade para isso, e hoje, as DST são consideradas pela Organização Mundial de Saúde um problema de saúde pública que atinge o mundo inteiro.

Alguns exemplos de DST são: Sífilis, gonorreia, condilona acuminado, herpes, Candidíase Vaginal, triconomíase vaginal.
Para informações mais detalhadas acerca de estas DST e de outras visita o site :

CONTRA ESSAS DOENÇAS E OUTRAS MAIS, PREVINE-TE!

USA PRESERVATIVO!

(não acontece só aos outros…)

JS Felgueiras, sempre ao teu lado!
Sandra Moreira
Membro do Secretariado da JS Felgueiras
Membro da Comissão Política do PS Felgueiras

domingo, março 20, 2005

Declaração de Bolonha

Subscrita em Junho de 1999 pelos ministros responsáveis pelo ensino superior de 29 países europeus, a Declaração de Bolonha tem como objectivo central a construção da Área Europeia de Ensino Superior. Partindo dos objectivos gerais de mobilidade, de empregabilidade dos diplomados e de competitividade dos sistemas europeus de ensino superior, esta declaração define seis objectivos específicos:

* Adopção de um sistema de graus de acessível leitura e comparação, também pela implementação do Suplemento ao Diploma, para promover entre os cidadãos europeus a empregabilidade e a competitividade internacional do sistema europeu do Ensino Superior;

* Adopção de um sistema essencialmente baseado em dois ciclos principais, o graduado e o pós-graduado. O acesso ao segundo ciclo, com a duração mínima de três anos. O grau conferido, após o primeiro ciclo, será também relevante para o mercado europeu do trabalho como nível apropriado de qualificação. O segundo ciclo deverá conduzir aos graus de mestre e/ou doutor como acontece em muitos países europeus;

* Estabelecimento de um sistema de créditos como por exemplo, no sistema ECTS – como um correcto meio para promover a mobilidade mais alargada dos estudantes. Os créditos podem também ser adquiridos em contextos de ensino não superior, incluindo a aprendizagem ao longo da vida, desde que sejam reconhecidos pelas respectivas Universidades de acolhimento;

* Promoção de mobilidade, ultrapassando obstáculos ao efectivo exercício da livre mobilidade, com particular atenção:
- aos estudantes, no acesso ás oportunidades de estudo e formação, bem como a serviços correlativos;
- aos professores, investigadores e pessoal administrativo, no reconhecimento e na valorização dos períodos passados num contexto europeu de investigação, de ensino e de formação, sem prejuízo dos seus direitos estatutários;

* Promoção da cooperação europeia na avaliação da qualidade, com vista a desenvolver critérios e metodologias comparáveis;

* Promoção das necessárias dimensões europeias do Ensino Superior, especialmente no que respeita ao desenvolvimento curricular, à cooperação interinstitucional, aos esquemas da mobilidade e aos programas integrados de estudo, de formação e de investigação.

Importa agora analisar a actual situação do sistema de ensino superior português, ou seja, saber se os estabelecimentos de ensino superior em Portugal estão preparados para esta grande mudança. É de extrema importância identificar que estabelecimentos estão prontos neste momento, prontos em termos de instalações e se os actuais docentes têm ou não uma formação adequada para que todo este processo não seja posto em causa.

Já hoje se verificam situações que põem em causa o nosso sistema de dois níveis de graus. Há estudantes portugueses que obtiveram um Bacharelato em Portugal e que foram aceites em cursos de Master no Reino Unido. Ou seja, ao fim de um tempo equivalente à licenciatura, obtêm um grau que dá acesso ao Ph.D. que, se o fizerem, terá equivalência ao Doutoramento em Portugal. Acresce que quem consegue seguir esta via são os que têm maior capacidade económica, criando uma situação de injustiça.

Para além da duração curricular dos cursos, há que ter em conta a duração efectiva, ou seja, a questão do insucesso. Esta questão tem de ser objecto de um esforço no sentido de aumentar o sucesso, sem obviamente pôr em causa a qualidade da formação, mas esta é uma questão autónoma da que se propõe discutir.

Acho que esta questão, Declaração de Bolonha, está a ter muito pouca importância, existe uma enorme necessidade de esclarecer convenientemente toda esta questão, identificar de forma clara quais as vantagens e as desvantagens para os jovens portugueses, esclarecer os alunos finalistas do ensino secundário e docentes do ensino superior.

É necessário perceber de forma clara que tipo de subsídios/bolsas terão os jovens portugueses que se virem incluídos neste processo e que tenham a necessidade de terminar a sua formação no estrangeiro, é urgente saber qual será a orientação dos cursos de graduação em Portugal.
A Juventude Socialista de Felgueiras não está alheia a toda esta problemática, e tentará dentro do possível, responder a todo o tipo de duvidas pertinentes relacionadas com esta e outras questões.


André Silva Pinto

Membro do Secretariado da JS Felgueiras
Membro da Comissão Política da JS Felgueiras
Membro da Comissão Política da Distrital da JS Porto
Membro da Comissão Política do PS Felgueiras

quinta-feira, março 17, 2005

Seminário para Jovens Dirigentes Políticos

O Instituto Nacional de Administração vai promover a 11 e 12 de Abril um Seminário para Jovens Dirigentes de movimentos políticos e associativos.

Para mais informações consulta o site: www.ina.pt

quarta-feira, março 16, 2005

Jaime Gama


Jaime Gama foi eleito Presidente da Assembleia da República com 197 votos a favor dos 229 possíveis e sem votos contra.

O homem que foi considerado o " Delfim " de Mário Soares, conta 57 anos, foi um dos fundadores do PS e é o militante n.º 41. Ministro da Administração Interna com Mário Soares, já presidiu às comissões de Defesa e dos Negócios Estrangeiros, foi líder Parlamentar nos últimos anos em que o PS foi oposição com António Guterres a Secretário Geral do Partido. Foi numero 2 de Guterres no Governo e teve a pasta da Defesa e das Relações Externas.

Um longo e prestigiante percurso que tem este nosso Camarada.
Merece a distinção de ser a Segunda figura do Estado Português.

terça-feira, março 15, 2005

7º Congresso da Ecosy

Image Hosted by Picgoo.com




A Juventude Socialista vai receber de 17 a 20 de Março, no Hotel Quinta da Marinha, em Cascais, o 7º Congresso da Ecosy (Organização de Juventudes Socialistas Europeias).
O Programa será disponibilizado em breve.

segunda-feira, março 14, 2005

Secretariado da JS

O secretariado da JS reúne hoje, pelas 21:30, na sede do Partido Socialista. Convidam-se todos os militantes da JS que queiram participar na reunião.

terça-feira, março 08, 2005

Foto Blog da JS Felgueiras

A JS Felgueiras criou um foto blog onde vai divulgar todas as fotografias das actividades e iniciativas em que participou ou organizou.
Mesmo ainda estando em actualização já podes ver parte das nossas iniciativas.
Visita e junta-te a nós

Dia Internacional da Mulher

Hoje é o Dia Internacional da Mulher.

Muitas mentalidades ainda precisam de ser mudadas mas acho que a Mulher está a conquistar o seu espaço, justamente claro. O velho mito que a mulher não serve para determinados trabalhos está a ser, finalmente, esquecido. As mulheres têm e devem assumir a igualdade de direitos. Merecem-no e são dignas dele.

A todas elas os meus parabéns.

domingo, março 06, 2005

Temos poeta

Bem vindo e... boas poesias

quinta-feira, março 03, 2005

felga mãe

Queremos dar as boas vindas à felga mãe, um blog que tem como autor uma mulher.
Bem vinda

quarta-feira, março 02, 2005

Citação

O nosso carácter é o resultado da nossa conduta.

(Aristóteles)

terça-feira, março 01, 2005

Sida - 7 Novos casos por dia em Portugal

Image Hosted by upimages.com

O relatório do Centro de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis, do Instituto Ricardo Jorge, citado hoje pela Capital, revela que, só durante o ano passado, foram diagnosticados mais de 2500 novas situações.

Em média, por dia, são conhecidos sete novos portadores do vírus em Portugal.

Já aqui tínhamos alertado para esse facto, prova inequívoca que a JS se preocupa e luta pelo bem estar dos Portugueses.

Já realizámos actividades a nível Concelhio e Nacional alertando os jovens para o uso de contraceptivo e mostrando-lhes que mais vale prevenir que passar a ser um número da estatística.